O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, notificou a empresa Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) nesta segunda-feira (20) para que justifique a suspensão dos voos e preste assistência a todos os passageiros.
A orientação é para que os clientes que se sentiram prejudicados entrem no site do órgão e registrem uma reclamação. Segundo o Procon-SP, todos os passageiros deverão ser acomodados em hotéis ou reembolsados imediatamente.
O Procon-RJ também informou que vai notificar a empresa.
Caos em aeroportos
A Itapemirim anunciou a suspensão de suas atividades na última sexta (17), quando todos os voos foram cancelados em cima da hora e centenas de passageiros ficaram sem informações. A empresa informou apenas que a decisão havia sido tomada por "ajustes operacionais e reestruturação interna".
Havia mais de 500 voos programados de sexta até o dia 31 de dezembro.
Após horas de caos em aeroportos, a companhia ressaltou no sábado (18) que “tem trabalhado arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações”.
No comunicado, a ITA disse que tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação dos passageiros impactados, sendo que prioriza aqueles que estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa.
“Os demais com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos”, explicou a nota.
A companhia também orientou os passageiros com viagens programadas que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa.