Problemas com pipas na rede elétrica aumentam 205% durante quarentena em SP

Durante a epidemia, a Enel registrou um aumento de 205% no número de ocorrências com pipas na rede elétrica de São Paulo, causando problemas no fornecimento de energia

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Problemas com pipas na rede elétrica aumentam 205% durante quarentena em SP Tânia Rêgo/Agência Brasil
Problemas com pipas na rede elétrica aumentam 205% durante quarentena em SP
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Durante a epidemia, a Enel registrou um aumento de 205% no número de ocorrências com pipas na rede elétrica de São Paulo, causando problemas no fornecimento de energia. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes.

INSCREVA-SE NO CANAL BAND JORNALISMO NO YOUTUBE E RECEBA O MELHOR CONTEÚDO QUANDO E ONDE QUISER

Entre 16 de março e 30 de junho, foram 1560 incidentes, sendo que, no mesmo período de 2019, foram apenas 514. Ou seja, 1046 casos a mais.

Outro fator preocupante é que, em 2020, os dados vêm crescendo mês a mês: em março, foram 31; em abril, 147; em maio, 591; e em junho 791. Em apenas 30 dias no mês passado, foram registradas mais ocorrências do que em todo o período analisado em 2019.

O gerente de operações da Enel, Vinicyus Lima, acrescenta um motivo importante que causa esse aumento nos problemas envolvendo os pipas: as férias.

"Esse crescimento vem devido a pandemia. As crianças estão mais em casa. Mas tem uma característica que aconteceu este ano que é a antecipação de férias escolares. Com isso, aquelas ocorrências que poderiam acontecer em julho por causa do aumento na utilização dos pipas migrou pra esses meses (abril, maio e junho)", disse Lima.

Só que mesmo com o aumento cada vez mais visível de crianças empinando pipa pelas ruas, a Enel acredita que os números devem se estabilizar nos próximos meses por causa do fim das férias, que foram divididas entre abril, maio e junho, e o reinício das aulas online na maioria das escolas.

Riscos

Os transtornos com o avanço desses números são grandes. Pode haver, por exemplo, o desligamento coletivo de energia na rua ou no bairro, até se for em um dia sem vento ou chuva forte.

Se o pipa não estiver enrolado nos fios, o perigo segue alto, porque o cerol colocado nas linhas pode cortar os cabos de energia e os reparos demoram entre uma e quatro horas. Por isso, o gerente de operações da Enel, Vinycius Lima traz algumas dicas de segurança.

"Nunca tentar retirar o pipa da rede elétrica. A rede elétrica mata. Muitas pessoas podem querer utilizar uma madeira achando que a madeira pode ser isolante. Não. A madeira tem impurezas e conduz energia também. Caso exista uma rede desenergizada por causa de uma pipa, as pessoas pensam que não teria problema, mas tem sim. Pode haver retorno ou energizamento por causa de algum gerador. Em caso de rompimento de caso, jamais se aproximar. É preciso manter distância sempre", ressaltou Lima.

O que fazer?

Caso haja algum problema, a concessionária recomenda ligar para o telefone 0800 7272 196 ou baixar o aplicativo chamado "Enel São Paulo" para pedir o serviço de reparo.

Mais notícias

Carregar mais