O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deve renunciar ao cargo nos próximos dias. O político, que está há nove anos no poder, deve ceder à pressão de parlamentares e da população, que está insatisfeita com a liderança dele no país.
A informação foi divulgada por uma fonte da Reuters e Globe and Mail. Ele pode anunciar ainda nesta segunda-feira (6) que deixará o cargo de líder do Partido Liberal do Canadá.
A saída deixaria o partido sem líder, em um momento em que pesquisas mostram que liberais devem perder para conservadores da oposição. A renúncia pode resultar em uma eleição rápida para lidar com a administração de Donald Trump nos Estados Unidos, país vizinho.
A crise no governo de Trudeau começou em dezembro, após a vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, pedir demissão. O pedido foi recebido com choque no país, principalmente pelas críticas feitas ao primeiro-ministro.
A saída da ministra aumentou a tensão sobre o governo de Trudeau, que lida com uma crise de popularidade e já teve perdas significativas em eleições recentes. Em 2025, o país irá às urnas no pleito geral e segundo as pesquisas há a possibilidade concreta de o partido Liberal, de Trudeau, ser derrotado pelos Conservadores.
Justin Trudeau
REUTERS/Patrick Doyle