O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A informação é do assessor de Segurança Nacional do país norte americano, Jake Sullivan, que disse que a ideia é marcar uma conversa presidencial entre os políticos.
Segundo o membro da Casa Branca, representantes do presidente Joe Biden estão em contato com integrantes da equipe do presidente eleito para que o encontro seja agendado.
Após a confirmação da vitória de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral, Joe Biden entrou em contato com o petista para parabenizar o futuro presidente do Brasil.
O líder dos Estados Unidos teria conversado sobre a relação entre o país e Brasil. Em nota do governo dos EUA, os dois líderes se comprometeram a trabalhar como parceiros. "Para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional", informou o texto.
O governo americano está querendo estreitar a relação com o Brasil, que não tem sido tão próxima na gestão do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Quando Biden foi eleito em 2020, o presidente brasileiro demorou quase um mês para reconhecer a vitória do democrata.
Jair Bolsonaro, na época, chegou a dizer que havia indícios de que a eleição americana tinha sido fraudada para derrotar o aliado e ex-presidente Donald Trump, o que nunca foi provado. Desde então, os líderes mantiveram um relacionamento distante, o único encontro com Biden foi durante a Cúpula das Américas em junho deste ano.