Aos 100 anos, Onofre Ramos cumpriu o que ainda considera um dever, o registro do voto. O piloto aposentado surpreendeu pela rapidez, pois ficou menos de um minuto na cabine de votação.
“Eu faço questão de vir, de exercer o meu direito de voto, enquanto puder. Estou com 100. Se chegar a 200, eu continuo votando”, comemorou o centenário que fez questão de ir votar no último domingo (2). A reportagem da Band o acompanhou até a seção eleitoral.
Enquanto Onofre participa de mais uma eleição, Felipe Ferro, de 16 anos, dá o primeiro voto. Ele conta que usou a internet para praticar a votação real por meio de um simulador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas grandes capitais, o maior desafio de domingo foi o tempo de espera para votar. Tem gente que relatou mais de uma hora para conseguir votar, enquanto outra eleitora levou até uma cadeira para, literalmente, esperar sentada.
Segundo a Justiça Eleitoral, o principal motivo da demora tem a ver com o número maior de eleitores com biometria cadastrada, pois a leitura digital nem sempre era tão rápida.