Brasileiro ajuda refugiados com distribuição de alimentos na Ucrânia

Rodolfo Caires está na cidade de Lviv colaborando no deslocamento de quem quer sair das regiões de conflito

Da Redação, com 1º Jornal

“É um trabalho que é cansativo, de fato. Decidi vir para Ucrânia quando comecei a ver as cenas da guerra, vi pessoas sofrendo, a luta, a falta de informação e suporte. Vi isso em uma sexta-feira, no sábado comprei uma passagem para Polônia e de lá aluguei um carro e dirigi para Ucrânia. No domingo já estava aqui auxiliando as pessoas”, contou Rodolfo Caires que ajuda os refugiados na fronteira. 

O brasileiro contou durante a entrevista nesta quarta-feira (9) no 1º Jornal que está no país do Leste Europeu há uma semana. “O clima é de bastante tensão, as estações de trem estão cheias de gente e as pessoas não têm condição de fazerem o transporte para Polônia de maneira efetiva então a gente está auxiliando nisso”, disse. 

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, é aguardada a partir de hoje na Polônia e na Romênia, países vizinhos à Ucrânia e que estão recebendo refugiados em massa. 

Ela vai se reunir até sexta-feira (11) com autoridades locais para demonstrar apoio aos aliados da OTAN no Leste Europeu. 

Ontem, a Polônia ofereceu caças aos Estados Unidos para que fossem enviados à Ucrânia, mas a proposta, segundo o Pentágono, não é sustentável.

Mais de dois milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia. Os confrontos continuaram nesta última terça-feira (8) nos arredores de Kiev, capital ucraniana. 

Mais notícias

Carregar mais