O primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa cinco anos nesta quarta-feira (26). O idoso de 61 anos havia vindo da Itália e chegado em 24 de fevereiro de 2020, sem sintomas, mas deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo com sintomas leves.
A doença foi confirmada após contraprova do Ministério da Saúde. Ele havia chegado da Lombardia, região italiana que vivia uma crise sanitária pelo Covid-19. O empresário de São Paulo chegou a fazer uma reunião familiar antes de dar entrada no hospital.
A Itália, país de onde o primeiro paciente veio, vivia uma taxa de 250 mortes por dia na época em que o contaminado foi ao Brasil. A Lombardia representava três quartos de todas as mortes no país.
Em 13 de março de 2020, o primeiro paciente foi considerado curado, por não apresentar mais o vírus. A recuperação total dele foi divulgada 1 dia após a primeira morte por Covid-19 no Brasil.
A vítima, morta em 12 de março, era uma mulher de 57 anos, que havia dado entrada no Hospital Municipal Dr Carmino Caricchio. O segundo óbito ocorreu em 15 de março de 2020.