Primeira sonda americana pousa na Lua depois de 52 anos

Pouso da sonda "Odysseus” aconteceu numa cratera no polo sul, onde os cientistas esperam encontrar depósitos de água

Da redação

Sonda americana pousa na Lua depois de 52 anos
Divulgação/Intuitive Machine

Depois de sete dias de missão, finalmente, a primeira sonda de uma empresa privada pousou em solo lunar, na noite desta quinta-feira (22). A nave foi enviada pela companhia americana Intuitive Machine, sediada no Texas.

A sonda "Odysseus" marca a volta dos EUA à Lua depois de 52 anos. O pouso aconteceu numa cratera no polo sul, onde os cientistas esperam encontrar depósitos de água. O lançamento ocorreu na Flórida.

O módulo lunar classe da missão foi lançado no foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A missão é considerada um sucesso.

A missão é a primeira tentativa de pouso lunar da empresa como parte de uma iniciativa comercial da Nasa, parte fundamental dos esforços da exploração “Artemis”. As cargas úteis de ciência e tecnologia enviadas para a superfície da Lua pretendem estabelecer as bases para missões humanas e uma presença humana sustentável na superfície lunar.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.