Primeira pessoa com varíola do macaco no Brasil recebe alta médica

Quando recebeu o diagnóstico da doença, Anderson havia chegado da Europa, onde passou por Portugal e Espanha

Por Édrian Santos

Anderson Ribeiro foi o primeiro brasileiro diagnosticado com Varíola do Macaco
Reprodução/redes sociais

O jovem Anderson Ribeiro passou 14 dias internado após ser diagnosticado com varíola do macaco, doença que ganhou destaque nas últimas semanas devido a casos crescentes na Europa. Na manhã desta segunda-feira (20), a boa notícia foi dada: os médicos assinaram a alta da primeira pessoa com a doença no Brasil.

Quando recebeu o diagnóstico da doença, Anderson havia chegado da Europa, onde passou por Portugal e Espanha, países que registram altos números da doença. Nas redes sociais, ele não esconde a felicidade da viagem que fez em maio. Hoje, o rapaz comemorou a alta.

“E tudo deu certo. Agora é a hora de voltar a viver e fazer tudo o que gosto. Muito obrigado a todos pelas mensagens e carinho”, comentou Anderson. A Band tentou contatar o paciente, mas não obteve respostas.

Anderson Ribeiro foi diagnosticado com varíola do macaco (Reprodução/redes sociais)

A doença foi confirmada em Anderson no dia 09 de junho após exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Imediatamente, ele foi internado no Hospital Emílio Ribas para fazer os tratamentos devidos, onde apresentou boa evolução do quadro clínico.

A doença

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre que ocorre, geralmente, em regiões de floresta da África Central e Ocidental. Por outro lado, os casos relatados pelo mundo parecem não ter relação com as regiões africanas, o que pode indicar uma possível transmissão comunitária do vírus.

A varíola dos macacos é uma infecção viral rara considerada mais leve que a varíola humana registrada no passado. Ela foi registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo, em meados de 1970. Os casos aumentaram na última década na África Ocidental.

De acordo com o infectologista Álvaro Furtado, em entrevista à Agência Einstein, os principais sintomas da varíola do macaco são febre, dor no corpo e lesões na pele semelhantes a bolhas de água, simétricas, assim como ínguas na região genital. 

“Essas lesões podem ulcerar. Uma complicação pode ser uma bactéria entrar e causar uma infecção de pele mais grave. Quem viajou ou teve contato com alguém que viajou [aos países que registraram a doença] tem que notificar o serviço de saúde, a vigilância epidemiológica”, explicou Furtado.

8 casos confirmados

No último domingo (19), o Ministério da Saúde confirmou o oitavo caso de varíola do macaco no Brasil. O paciente mais recente é um jovem de 25 anos que mora em Maricá, no Rio de Janeiro. Apesar de não ter histórico de viagens para o exterior, o rapaz entrou em contato com estrangeiros.

Quatro casos foram registrados em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Outros seis casos suspeitos permanecem em investigação, segundo o Ministério da Saúde.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.