Primeira fase do vestibular da Unicamp acontece neste domingo (6)

Mais de 61 mil candidatos concorrem a 2540 vagas na universidade

Da redação, com Agência Brasil

Primeira fase do vestibular da Unicamp acontece neste domingo (6) Divulgação
Primeira fase do vestibular da Unicamp acontece neste domingo (6)
Divulgação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica, neste domingo (6), a prova da primeira fase do vestibular para ingresso em 2023. São 61.627 candidatos inscritos, que concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. A prova terá início às 13h, no horário de Brasília. A orientação da comissão organizadora é que os candidatos cheguem com pelo menos 1 hora de antecedência.

Em São Paulo, a prova será aplicada em 31 cidades, e cinco capitais recebem o vestibular da Unicamp: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Os participantes devem levar o documento original de identidade indicado no ato da inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. É permitido o uso de régua transparente e compasso. Também está autorizado que os candidatos levem água, sucos ou doces. O uso de máscaras é facultativo.

Não é permitido usar aparelhos celulares ou outros equipamentos eletrônicos, relógios pessoais, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. Haverá relógio nas salas e avisos do tempo de prova.

A prova terá duração de 5 horas para resolução de 72 questões de múltipla escolha. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto. Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, oito questões de História, oito questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), oito questões de Física, oito questões de Química, oito questões de Biologia e oito questões de Inglês.

O curso de Medicina é o mais concorrido neste vestibular, tanto na concorrência geral, como na concorrência por cota. São 86 vagas para 25.273 inscritos, o que representa 293,87 candidatos por vaga. Apesar de alta, a disputa é menos acirrada do que no ano passado, quando a taxa chegou a 324,7 por vaga. Para as 17 vagas por cota, são 3.062 inscritos, ou seja, 180,12 candidatos por vaga.

O segundo curso mais procurado é o de Arquitetura e Urbanismo (83 por vaga), seguido pelo curso de Ciência da Computação (75,85 por vaga). Apenas um curso não teve inscritos, o de Música Erudita: Trombone.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais