Notícias

Primeira-dama Janja Silva lamenta ataque à escola no Paraná: 'Entristecida'

Presidente da República também se pronunciou e afirmou que 'não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade'

Da redação

Primeira-dama Janja Silva lamenta ataque à escola no Paraná: 'Entristecida'
Reprodução

A primeira-dama Janja Silva lamentou o ataque que ocorreu no Colégio Estadual Professora Helena Kolody em Cambé, no Paraná. Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (19), Janja afirmou estar “extremamente entristecida com a notícia”. 

Janja, que é paranaense, disse ter se sentido horrorizada com o ataque e fez uma reflexão com o nome do colégio, que homenageia uma poetisa do Paraná. 

“Extremamente entristecida com a notícia do ataque ao Colégio Estadual Helena Colody, em Cambé, no Paraná. Ver uma escola do meu estado, que leva o nome de uma poetisa que fala tanto sobre amor e leveza, sofrer um ataque que tirou a vida de dois jovens estudantes me deixa horrorizada”, citou Janja. 

Na publicação, a primeira-dama falou do discurso de ódio e criticou a liberação das armas de fogo. “Mais um caso onde o discurso de ódio e o acesso à armas levaram a esse triste fim. Até quando?”, questionou.

Por fim, Janja fez um apelo para que as escolas acolham os estudantes. “A relação entre educação, respeito e Helena Kolody está baseada na capacidade da educação de transmitir conhecimento, valorizar a cultura e estimular o desenvolvimento de valores humanos. Nossas escolas devem ser espaço de acolhimento e crescimento”, afirmou.

“Deixo aqui minha solidariedade à família e amigos e à toda comunidade escolar”, completa. 

Mais um ataque em uma escola no Brasil

Dessa vez o ataque aconteceu no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão no local. Uma aluna morreu e outro aluno está em estado grave.

Segundo a polícia, o autor do crime, de 21 anos, foi até a escola pedir o histórico escolar. Quando entrou na unidade, ele efetuou os disparos contra os alunos. Ele foi preso. 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou profundamente o ocorrido. Os secretários de Segurança Pública e da Educação estão a caminho da cidade. A cidade fica próximo a Londrina e tem cerca de 108 mil habitantes. 

O Governador deu detalhes de como foi a ação feita por um professor para contar o ex-aluno que invadiu e atirou nos alunos dentro da escola. “A informação que nós tivemos é que o professor que conseguiu mobilizar esse ex-aluno que cometeu essa tragédia, foi um professor que passou pelo treinamento de segurança pública que nós fizemos com as equipes de educação. Então é uma demonstração que essas práticas buscar cada vez mais treinamento para as nossas equipes colabora para tentar evitar essas tragédias”, finalizou o governador.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais