A Direção Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou um ofício em que informa às superintendências estaduais que não há dinheiro para a manutenção das viaturas. Devido a isso, reparos nos veículos podem não acontecer por causa de um contingenciamento orçamentário.
A PRF listou ao menos 15 serviços que deixariam de acontecer, tidos como não essenciais pela corporação. Entre os serviços, há a manutenção mecânica e o fornecimento de extintores de incêndio, item obrigatório.
Na tentativa de solucionar o problema, a PRF diz que pede ajuda para os ministérios da Justiça e Economia.
Em nota, a PRF informou que um contingenciamento orçamentário promoveu o replanejamento e readequação dos recursos financeiros existentes. No caso das viaturas, serviços como lanternagem, pintura e estofagem foram considerados não essenciais.
Leia a nota da PRF na íntegra
Considerando o contingenciamento orçamentário, a administração da Polícia Rodoviária Federal promoveu o replanejamento e readequação dos recursos financeiros existentes. Nesse contexto, o Ordenador de Despesas da PRF estabeleceu novo fluxo para autorização de serviços de manutenção de viaturas elencadas como não essenciais, como serviços de lanternagem, pintura e estofagem.
A autorização para tais serviços passará a ser controlada pela Gestão Nacional de Frota, que receberá e avaliará as solicitações a fim de gerenciar o saldo nacional de gastos.
Destacamos que os serviços de manutenção preventiva, relacionados à segurança das viaturas, não sofreram qualquer tipo de restrição.