Ao contrário dos dias de Páscoa, marcados pela ação de massa de ar frio que derrubou as temperaturas em boa parte do Brasil, a previsão do tempo para o feriado de Tiradentes mostra a atuação de um sistema de alta pressão, que causa menos chuvas e mais calor, principalmente nos estados do centro-sul do País, entre quinta e domingo, segundo dados da Climatempo.
Cidades com desfiles das principais escolas de samba programados para o fim de semana, São Paulo e Rio de Janeiro contam com previsão de tempo firme na maioria do evento. Na capital paulista, que recebe os foliões no Sambódromo do Anhembi, pode haver nebulosidade e algum risco de pancadas de chuva, principalmente da madrugada da sexta (22) para sábado (23) – com máxima de 17ºC e máxima de 30ºC durante o final de semana, que terá calor durante a maior parte dos dias do feriado.
No Rio, a sexta-feira tem previsão de ultrapassar os 30ºC à tarde e sem chances de chuva no horário dos desfiles na Marquês de Sapucaí - cenário semelhante ao do sábado. O domingo dará praia, com muito sol, com máxima prevista de 32ºC. O restante do Sudeste não tem chuvas previstas para os próximos dias, com chances maiores de precipitação apenas no sul mineiro.
A região Sul deve ter chuvas, mas não há previsão de precipitação intensa ou mesmo geadas. O Centro-Oeste tem predominância de tempo mais firme, com possibilidade de pancadas de chuva em Campo Grande (MS) entre sexta e domingo.
O Nordeste vê diminuir as chuvas que caíram nos últimos dias na Bahia, mas há previsão de precipitação mais intensa na porção mais ao norte da região e pancadas na maior parte dos estados.
No Norte, as chuvas se concentram mais na sexta entre o Pará e o Amazonas, Amapá e Roraima.