A polícia nacional, da Espanha, prendeu 4 dos principais responsáveis por uma campanha de ódio contra Vini Jr. Esses supostos torcedores do Atlético incentivaram os torcedores a comparecerem ao Metropolitano para insultar Vinicius de forma racista e humilhante.
A investigação que levou à prisão dos racistas começou na sequência de 3 denúncias apresentadas pela liga espanhola de futebol. Os presos são acusados de incitação ao ódio e não estão descartadas mais prisões, segundo informou a Central da Polícia de Madrid numa nota desta quinta-feira.
Vini Jr é vítima constante de casos de racismo na Espanha. Pelo menos dezesseis casos de racismo contra ele foram registrados nos últimos dois anos na Espanha.
Torcedores condenados
Em junho, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por insultos racistas contra o atacante brasileiro Vinicius Jr durante partida válida pelo Campeonato Espanhol, em 21 de maio de 2023, no estádio Mestalla, em Valência.
Esta é a primeira vez que acusados de racismo são punidos após denúncias ocorridas dentro de um estádio de futebol na Espanha. Além da pena de reclusão, os torcedores foram multados e estão proibidos de entrar em qualquer partida pelos próximos dois anos.