Preso por participar do 8 de janeiro morre após sofrer mal súbito na Papuda

Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, é irmão de vereador de cidade da Bahia e estava preso desde 9 de janeiro

Da redação

Preso por participar do 8 de janeiro morre após sofrer mal súbito na Papuda
Homem preso pelos atos de 8 de janeiro morre na Papuda
Joedson Alves/Agência Brasil

Um dos presos envolvidos nos atos criminosos do 8 de janeiro, preso no Complexo Penitenciário da Papuda, morreu nesta segunda-feira (20). A informação foi confirmada à Band pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap).

A vítima, Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, sofreu um mal súbito por volta das 10h, segundo a Seap.

O homem era irmão de um vereador da região de Feira da Mata, na Bahia, e estava na cadeia desde o dia 9 de janeiro.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), oficiou a Direção do Centro de Detenção Provisória II, da Papuda, por informações que detalhem a ocorrência. O magistrado também solicitou o prontuário médico dos atendimentos recebidos pelo interno.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-presidente da República, disse que a morte de Cleriston materializa o absurdo da ausência do devido processo legal e da burocracia que vem cerceando direitos dos presos pelos atos de 08 de janeiro.

Leia a nota da Seap-DF

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF 

(Seape/DF) informa o falecimento do custodiado C.P.C de 46 anos, ocorrido hoje, por volta das 10h da manhã, no Centro de Detenção Provisória II do Distrito Federal (CDP II). O reeducando era acompanhado por equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde localizada na própria unidade prisional desde a entrada na unidade em 09/01/2023. Hoje, esta mesma equipe de saúde realizou manobras de reanimação assim que constatado o mal súbito até a chegada da equipe do SAMU e Bombeiros que foram imediatamente acionados.

Leia a determinação de Moraes

Tendo em vista a notícia sobre o falecimento do réu CLERISTON PEREIRA DA CUNHA (protocolo STF nº 129.097/2023), OFICIE-SE, com urgência, à Direção do Centro de Detenção Provisória II, requisitando-se informações detalhadas sobre o fato, inclusive com cópia do prontuário médico e relatório médico dos atendimentos recebidos pelo interno durante a custódia.

Cumpra-se.

Brasília, 20 de novembro de 2023.

Ministro ALEXANDRE DE MORAES

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais