O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (29) que as regiões de Presidente Prudente e Sorocaba, no interior paulista, avançaram da fase vermelha para laranja do plano de flexibilização da quarentena.
Com isso, 82% do Estado de São Paulo passará a estar na fase laranja. As mudanças começam a valer na próxima segunda-feira (1).
Segundo João Doria, a evolução se deve à queda no número de internações e mortes no estado nos últimos 14 dias em comparação com as duas semanas anteriores.
Nesta fase, podem funcionar por até oito horas diárias estabelecimentos como academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com 40% da capacidade. As vendas de bebida alcoólica só podem ocorrer no varejo, até às 20h. A venda em bares é proibida.
Na contramão, Ribeirão Preto regrediu da fase laranja para a vermelha. A ocupação de UTIs na região subiu para 82%.
Aos fins de semana, aos feriados e de segunda a sexta entre 20h e 6h, segue vigorando a fase vermelha em topo o Estado. Veja aqui o que funciona no Estado de São Paulo durante a fase vermelha.
Nesta sexta, o governo paulista também cancelou o ponto facultativo durante o Carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro, como medida de combate à pandemia.