O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quinta-feira (27) a explosão de um silo na cooperativa C.Vale em Palotina, no Paraná. O acidente aconteceu no fim da tarde de quarta (26) e até o momento, oito pessoas morreram em decorrência do acidente.
Em nota publicada nas redes sociais, Lula prestou solidariedade às vítimas e afirmou que está disposto a auxiliar a cidade. “Soube com tristeza da explosão em uma cooperativa de agroindustrial de Palotina, no Paraná, que deixou pelo menos oito mortos e vários feridos”, afirmou.
“Gostaria de manifestar meus sentimentos e minha solidariedade aos trabalhadores e seus familiares, bem como a disposição do governo federal para auxiliar no que for necessário”, completou Lula.
No total, 11 vítimas foram encaminhadas para hospitais da cidade e uma pessoa segue desaparecida. Os trabalhos das equipes dos militares seguiram durante toda a madrugada da quinta-feira (27), após a localização de dois mortos. Neste período, mais cinco pessoas foram retiradas sem vida dos escombros. Ainda segundo os militares, uma pessoa foi encontrada com vida e hospitalizada em estado grave, mas morreu em seguida.
A explosão ocorreu após um incêndio começar em um silo que tinha milho, o que gerou uma poeira inflamável. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. O período atual é de colheita da safra de milho, e esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para então ser processado.
Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo foi reforçado por 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba. Os corpos das vítimas foram entregues à Polícia Científica do estado, para perícia; e os 12 feridos foram encaminhados a hospitais da região.