Notícias

Presidente Lula fala sobre ataque no Paraná: “não podemos mais tolerar”

O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias no Estado

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Silvano Brito

Pelas redes sociais, o Presidente Lula (PT) falou sobre o ataque que aconteceu no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. O Presidente lamentou o ocorrido e afirmou que esse tipo de violência não pode mais ser tolerada no país. 

“Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar”, escreveu. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Também em publicação pelo Twitter, a primeira-dama, Janja, se disse “extremamente entristecida com a notícia do ataque ao Colégio Estadual Helena Colody”. “Ver uma escola do meu estado, que leva o nome de uma poetisa que fala tanto sobre amor e leveza, sofrer um ataque que tirou a vida de jovens estudantes me deixa horrorizada”, escreveu. 

“Mais um caso onde o discurso de ódio e o acesso à armas levaram a esse triste fim. Até quando? A relação entre educação, respeito e Helena Kolody está baseada na capacidade da educação de transmitir conhecimento, valorizar a cultura e estimular o desenvolvimento de valores humanos. Nossas escolas devem ser espaço de acolhimento e crescimento. Deixo aqui minha solidariedade à família e amigos”, publicou Janja. 

Mais cedo, outra autoridade que se manifestou sobre o ataque foi o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele afirmou que esse tipo de violência é inaceitável.

Governador decreta luto oficial no Paraná

O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e também lamentou profundamente o ocorrido. Os secretários de Segurança Pública e da Educação estão a caminho da cidade. O ex-aluno já foi detido e encaminhado para Londrina.

“Hoje é dia de Luto e de muita tristeza devido a essa tragédia que aconteceu na escola estadual em Cambé. Nós estamos apurando. Determinei agora e já se deslocou para Cambé meu secretário de segurança, junto com o secretário da educação para fazer um acompanhamento in loco de toda a investigação. Infelizmente hoje, a educação do Paraná tem o seu dia manchado com essa tragédia”, disse.

Agressor foi contido por um professor

O Governador deu detalhes de como foi a ação feita por um professor para contar o ex-aluno que invadiu e atirou nos alunos dentro da escola. 

“A informação que nós tivemos é que o professor que conseguiu mobilizar esse ex-aluno que cometeu essa tragédia, foi um professor que passou pelo treinamento de segurança pública que nós fizemos com as equipes de educação. Então é uma demonstração que essas práticas buscar cada vez mais treinamento para as nossas equipes colabora para tentar evitar essas tragédias”, finalizou o governador.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.