Presidente do Uruguai critica apoio de Lula à Venezuela: 'Fiquei surpreso'

Luis Lacalle Pou também se posicionou contra a criação de um organismo semelhante à Unasul

Da redação

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou nesta terça-feira (30) que ficou ‘surpreso’ ao ouvir que as acusações de que há uma ditadura na Venezuela eram ‘narrativas’. Ele não criticou diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas citou o termo usado pelo político na segunda-feira (29), em pronunciamento ao lado de Nicolás Maduro. 

“Fiquei surpreso quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa. Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela, do governo da Venezuela”, disse Lacalle Pou, em discurso transmitido pelas redes sociais. 

O presidente uruguaio fez a declaração durante uma reunião com os presidentes da América do Sul, organizada por Lula no Palácio do Itamaraty. Lacalle Pou também criticou a criação de uma organização como a Unasul. Para o presidente uruguaio, o fórum estimula ‘clubes ideológicos’. 

“Chega de instituições, basta de instituições. Vamos ao tema da Unasul, vamos colocar o nome das coisas. Quando assumimos o governo, nos tiramos da Unasul. Em seguida chegou o convite para ingressar no Prosul, dissemos não. Porque se não terminamos sendo clubes ideológicos”, disse. 

Para Pou, é preciso parar com a tendência de criar organizações. “Acho que temos que parar essa tendência à criação de organizações. Vamos às ações. O presidente Boric (Chile) entre outros, levantou pontos pontuais, como no caso de catástrofes e outras coisas”, afirmou. 

“O mesmo fez o presidente Lasso (Equador). Me parece oportuno, presidente Lula, ir às ações, revisar as ações. Tomar o caminho que começamos em tantas coisas e voltar atrás nos caminhos que foram equivocado”, completou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.