Presidente do Peru, Dina Boluarte promete acordo para antecipar eleições

Em meio à protestos de apoiadores de Castillo, presidente do Peru fez pronunciamento à nação para dizer que enviará projeto para antecipar eleições

Por Édrian Santos

Dina Boluarte promete antecipar eleições Reprodução
Dina Boluarte promete antecipar eleições
Reprodução

A presidente do Peru, Dina Boluarte, disse que enviará ao Congresso um projeto de lei para adiantar as eleições gerais numa tentativa de pacificar o país. Esta, inclusive, é uma das reivindicações dos apoiadores do ex-presidente Pedro Castillo, deposto do cargo após anunciar a dissolução do parlamento. A iniciativa dele fracassou e o político foi preso.

“Em consequência com a responsabilidade que implica o exercício da ação do governo, eu decidi assumir a iniciativa para firmar um acordo com o Congresso da República para adiantar as eleições gerais para o mês de abril de 2024”, disse Boluarte em pronunciamento à nação nesta segunda-feira (12).

A crise política no Peru se arrasta desde 2021, meses após Castillo ser empossado. A decisão dele de dissolver o Congresso aconteceu em meio ao terceiro pedido de moção de vacância, equivalente ao impeachment. O presidente deposto não teve apoio nem do próprio partido. Boluarte, então vice-presidente, chamou o ato de golpe ao discordar dele.

O anúncio do envio do projeto de lei que adianta as eleições partiu de Boluarte após a morte de dois adolescentes, no último domingo (11), em protestos que exigem um novo pleito. Muitos dos manifestantes são pró-Castillo e não querem que a presidente siga no mandato até 2026, quando terminaria o mandato do ex-mandatário.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais