Presidente do México ironiza Trump e sugere "América Mexicana" para nome de continente

Claudia Sheinbaum rebateu comentário de futuro líder dos Estados Unidos

Da Redação

Claudia Sheinbaum e Donald Trump
REUTERS/Raquel Cunha/File Photo/REUTERS/Carlos Barria/File Photo

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, ironizou a sugestão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Em uma coletiva de imprensa, ela sugeriu alterar o nome da América do Norte para “América Mexicana”.

A mandatária ficou diante de um grande mapa da região e disse que sua proposta tinha base um um documento de 1814 que se refere a ela dessa maneira.

“Isso soa bem, não é?”, afirmou Claudia em um tom sarcástico. A presidente ainda destacou que o Golfo do México tem esse nome desde 1607.

Antes mesmo de assumir a presidência dos EUA, Trump tem demonstrado disposição de ter uma relação conturbada com o México. Ele já emaçou impor tarifas de 25% a todos os produtos do país, o que gerou uma ameaça de retaliação de sua presidente.

Além, disso, o presidente eleito tem dado uma série de declarações de que gostaria de expandir o território dos Estados Unidos, anexando áreas como a Groelândia e até mesmo o Canadá. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.