O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu na queda do helicóptero que o transportava por uma região montanhosa do país, afirmou a mídia estatal iraniana nesta segunda-feira (20/05).
"O presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, sofreu um acidente enquanto servia e cumpria seu dever para o povo do Irã e foi martirizado", disse a agência de notícias Mehr, alinhada a outros relatos da mídia local.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, decretou cinco dias de luto por Raisi. "Anuncio cinco dias de luto público e ofereço minhas condolências ao querido povo do Irã", disse Khamenei em uma declaração oficial.
Além de Raisi, o ministro iraniano do Exterior, Hossein Amirabdollahian, viajava na mesma aeronave e também morreu, segundo relatos da mídia estatal. Eles voltavam de uma visita à província iraniana do Azerbaijão Oriental.
O helicóptero sumiu do radar na tarde de domingo e os esforços de busca começaram imediatamente. Os destroços foram localizados nesta segunda, sem nenhum sinal de vida de seus ocupantes.
Raisi havia viajado para a província do Azerbaijão Oriental, onde inaugurou uma barragem com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, na fronteira entre os dois países.