Presidente deposto da Coreia do Sul é preso por tentativa de golpe de Estado

Yoon Suk Yeol foi detido após seis horas de operação no complexo presidencial, onde ele morava

Da redação

O presidente deposto da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, foi preso na manhã desta quarta-feira (15) após tentativa de golpe de Estado e imposição da lei marcial em dezembro. A prisão ocorreu após seis horas de operação no complexo presidencial, com a participação de centenas de policiais. 

Em vídeo gravado antes de ser preso, Yoon afirmou que o "estado de direito entrou em colapso total no país", mas disse que iria cumprir o mandado de prisão para evitar confrontos entre autoridades policiais e o serviço de segurança presidencial. 

Yoon Suk Yeol foi afastado em um processo de impeachment e é acusado de insurreição por tentar impor a lei marcial em dezembro. No início do mês, uma primeira tentativa de prisão fracassou devido ao serviço de segurança presidencial que ele tem direito. 

O então presidente justificou o decreto de lei marcial como um ato legítimo de governança contra uma oposição "antiestatal" e prometeu "lutar até o fim" contra os esforços para destituí-lo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.