O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky desembarcou no Vaticano e se encontrou com o Papa Francisco neste sábado (13). O encontro aconteceu na antessala da Sala Paulo VI, e o pontífice o saudou: “Agradeço-lhe por esta visita.” Essa é a primeira reunião entre o papa e o presidente ucraniano desde o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Em nota, o Vaticano informou que o papa assegurou a Zelensky que está em “constantes orações, testemunhadas por seus muitos apelos públicos e contínua invocação ao Senhor pela paz, desde fevereiro do ano passado. ”
Francisco enfatizou a urgente necessidade de “gestos de humanidade” em relação as pessoas mais frágeis, vítimas da guerra entre os países. A nota também disse que Zelensky e o papa concordaram com a necessidade de continuar com esforços humanitários em apoio à população.
O encontro entre o presidente da Ucrânia e o pontífice durou em torno de 40 minutos. Mais cedo, Zelensky se reuniu com a primeira-ministra Giorgia Meloni, depois de ter sido recebido anteriormente pelo chefe de Estado, Sergio Mattarella.