A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, declarou nas redes sociais, nesta quinta-feira (5), que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul está próximo de ser formalizado e essa será a “maior parceria que o mundo já viu”.
Mais cedo, a Band antecipou que o acordo de livre comércio entre os blocos foi fechado e deve ser anunciado nesta sexta-feira. A informação foi apurada com fontes da diplomacia do Brasil, Uruguai e Paraguai.
"A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está próxima. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas, a maior parceria comercial e de investimentos que o mundo já viu. Ambas as regiões serão beneficiadas", escreveu Ursula Von der Leyen na plataforma X, antigo Twitter.
Dois pontos de divergência que ainda restavam, envolvendo regras ambientais e cotas de produtos do Paraguai, foram finalizados. As negociações entre os dois blocos já duram mais de 20 anos.
Por mais que alguns países europeus sejam contrários ao acordo, como a França, que registrou protestos de agricultores, outros países da União Europeia querem que a parceria seja concluída, a exemplo de Itália e Alemanha.
Ursula von der Leyen, chega nesta quinta-feira (5) em Montevidéu, no Uruguai, onde acontece a cúpula do Mercosul nesta sexta-feira, o que também aumentou o rumor do possível anúncio da parceria comercial entre os blocos.
O texto do acordo entre os blocos precisa do aval do legislativo dos países do Mercosul e do Parlamento Europeu.