Exército cerca palácio presidencial da Bolívia; presidente alerta possível golpe

Luís Arce emitiu comunicado pedindo respeito à democracia durante movimentação dos militares na capital, La Paz

Da redação

O presidente da Bolívia, Luís Arce, acusa as Forças Armadas de tentativa de golpe de estado nesta quarta-feira (26). Testemunhas flagraram a movimentação do Exército em volta do Palácio do Governo na capital, La Paz. 

Em publicação no X, Luís Arce pediu respeito à democracia. “Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, informou Arce no antigo Twitter. 

Evo Morales, ex-presidente do país, acusa as Forças Armadas de golpe de estado. “O Golpe de Estado está se formando. Neste momento, pessoal das Forças Armadas e tanques estão posicionados na Plaza Murillo”, diz o político, em publicação no X. O ex-presidente também convoca “os movimentos sociais do campo e da cidade para defenderem a democracia”. 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia denunciou para a comunidade internacional sobre as mobilizações irregulares do Exército boliviano. “Eles atentam contra a democracia, paz e segurança do país”, diz a nota. 

“Fazemos um chamado para a comunidade internacional e a população boliviana a fazer respeitar os valores democráticos e apoiar o governo do presidente Luis Arce Catacora, constitucional e legitimamente eleito pela vontade soberana do povo boliviano”, completa a nota. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.