A agência de viagens Hurb, antigo Hotel Urbano, enviou e-mail para vários clientes com o cancelamento de viagens que aconteceriam em breve. Essa é mais uma ação da empresa que gerou uma série de reclamações nas redes sociais.
Também na última semana:
- O Hurb demitiu 400 funcionários na terça-feira (30), o que corresponde a 40% do quadro de empregados.
- A companhia aérea Latam suspendeu a emissão de passagens na quarta-feira (31) para Hurb, alegando dívida de R$13 milhões.
- A empresa foi proibida de vender os chamados "pacotes flexíveis" por decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.
O que fazer em caso de prejuízo com o Hurb?
De acordo com o advogado Arthur Rollo, especialista em direito do consumidor, as melhores opções são:
- Procurar o Procon.
- Para indenização de até 20 salários mínimos: entrar com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis, sem a necessidade de contratar advogado.
- Para indenização entre 20 e 40 salários mínimos: entrar com ação nos Juizados Especiais Cíveis, com a contratação de advogado.
- Para indenização acima de 40 salários mínimos: é necessário entrar com ação na Justiça convencional com advogado.
E a devolução voluntária?
Caso o comprador desista da viagem, é possível pedir o dinheiro de volta direto para a empresa, com danos morais e correção monetária.
Inclusive, o Hurb criou um mecanismo de "devolução voluntária", que entrega o dinheiro de volta aos compradores de certos pacotes.
Rollo desaconselha esta opção já que, na avaliação dele, a empresa deve entrar no processo de recuperação judicial ou de falência.
Na falência, muitos consumidores ficam sem receber. Então há um risco concreto, para o consumidor que quiser bater o pé e receber o dinheiro, não receber no futuro. Entre não receber nada e receber a viagem, melhor receber a viagem, explica o advogado.
Saiba mais no vídeo abaixo.
O que diz o Hurb?
Em meio às dezenas de milhares de reclamações, a agência diz que irá realocar os pacotes e viagens.
"Todas as ações necessárias estão sendo tomadas para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os colaboradores, prezando o melhor interesse da companhia, dos consumidores e dos parceiros", diz a empresa em nota.
Como evitar prejuízos com agência de viagens no futuro?
- Antes de fechar pacotes, verifique se a empresa tem críticas negativas em sites que agregam reclamações;
- Verifique também se a empresa enfrenta processos judiciais. É possível fazer isso através de buscadores;
- Se o valor estiver muito abaixo da média de mercado para o mesmo pacote, desconfie.
- Empresas áreas não emitem passagens com mais de 11 meses de antecedência.