A Prefeitura do Rio planeja uma linha de barcas para ligar o aeroporto Santos Dumont ao Galeão, no Rio de Janeiro. O trajeto que, de carro, leva entre 30 minutos e uma hora, passaria a ser de no máximo 20 minutos. A ideia da prefeitura do Rio é criar uma linha aquaviária pela Baia de Guanabara que ligue os aeroportos.
Seis empresas terão 90 dias para fazer um estudo que dará uma estimativa sobre a demanda do serviço e o preço das passagens, além de estabelecer o tipo de embarcação a ser usada, os impactos ambientais e detalhes sobre logística e infraestrutura.
O projeto prevê que as balsas tenham capacidade para até 80 passageiros por viagem. O transporte pela Baia de Guanabara aliviaria o trânsito nas principais vias de ligação entre os dois aeroportos
A prefeitura definirá o modelo de licitação só depois da análise. “Tem uma previsão estimada em torno de 70 milhões de reais em investimento pros piers de embarque e desembarque e mais as embarcações”, afirmou Jorge Arraes, Secretário Municipal de Coordenação Governamental.
O projeto é mais uma tentativa de equilibrar o fluxo de passageiros entre os terminais. Outra medida é a limitação de voos no Santos Dumont anunciada pelo governo federal, e que deve ser implementada de forma gradual.