A prefeitura de São Paulo pretende contatar os demais passageiros do voo em que viajou o homem com suspeita de contaminação pela cepa indiana. Ele estava na Índia havia 2 meses e desembarcou no sábado no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde fez o exame para coronavírus, que deu positivo.
Em entrevista a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde da capital, confirmou que todos serão orientados a fazer o teste.
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, diz que o passageiro circulou pelo aeroporto depois de sair do voo da Catar Airlines e antes de seguir para o Rio de Janeiro.
O homem, que vive em Campos dos Goytacazes, estava na Índia a trabalho, segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde do Rio de Janeiro.
Charbell Kury disse a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, que ele e outros dois passageiros que também vieram no país asiático passam bem.
Com relação ao que testou positivo, a cepa do coronavírus só será conhecida nos próximos 15 dias, quando sair o resultado de exames mais aprofundados. Os outros dois colegas que o acompanhavam já realizaram exames e testaram negativo para a doença., mas vão ser monitorados e vão ficar em isolamento domiciliar pelos próximos sete dias.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, o paciente não relatou sintomas às autoridades, mas fez um teste PCR por conta própria em um laboratório no terminal paulista. No entanto, seguiu em um voo doméstico para a capital fluminense no mesmo dia, antes de receber o resultado do exame. Quando chegou ao Rio, foi de carro com um motorista particular até Campos, a 280 quilômetros da capital.
O paciente está com sintomas leves da doença e apresentou dor de cabeça e rouquidão.