A prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio municipal de veículos nos horários de pico estará suspenso nesta terça-feira (28) em toda a capital em razão da greve que envolverá o transporte público sobre trilhos (CPTM e Metrô), a educação e a Sabesp.
Com isso, motoristas de veículos com placas finais 3 e 4 poderão circular sem restrições referentes ao rodízio entre 7h e 10h e 17h e 20h
As demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus seguem em vigor normalmente.. As vagas rotativas de Zona Azul também permanecem funcionando normalmente.
As manifestações decididas pelos sindicatos são protestos contra os projetos de privatização liderados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pretende entregar à iniciativa privada linhas de trens e metrô, além de realizar a desestatização da Sabesp.
As entidades cobram que o chefe do Executivo realize plebiscitos para saber se a população concorda ou não com projetos que privatizem os serviços públicos.