A prefeitura de São Paulo anunciou a intenção de começar a retirada das barracas de pessoas em situação de rua do centro da cidade. A informação foi confirmada pelo subprefeito da Sé, Álvaro Camilo, que declarou a intenção de não permitir mais a montagem de barracas no período diurno.
Em coletiva nesta semana, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que essas barracas estavam sendo toleradas no período da pandemia, mas que elas nunca foram permitidas, conforme decreto municipal de 2020.
Em nota, a prefeitura afirmou que: “Segue o Decreto municipal Nº 59.246, de 28 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre os procedimentos e o tratamento à população em situação de rua durante a realização de ações de zeladoria urbana na cidade. De acordo com o Decreto, não é permitida a ocupação que caracterize o uso permanente em local público, principalmente, quando impedirem a livre circulação de pedestres e veículos, dentre eles, as barracas montadas ou outros bens duráveis” afirmou.
Nunes afirmou, no entanto, que não há data para iniciar a retirada das barracas; mas, isso deve acontecer quando toda essa população for atendida nos programas de habitação e de assistência social.