A prefeitura de SP instalou um detector de altura para evitar acidentes com caminhões na Av. 23 de Maio. O equipamento foi colocado na pista sentido zona norte da Avenida 23 de Maio, cerca de 200 metros antes do Viaduto General Euclides Figueiredo.
O detector é um poste de metal com luminosos e um pórtico, igual a um poste de semáforo. Nele, foram penduradas chapas de aço na mesma altura do viaduto; se passa um caminhão com excesso de altura, ele bate nessas chapas, o que faz barulho para alertar o motorista.
Luiz Fernando Romano Devico, diretor de Planejamento e Projetos da CET, explica que o projeto é uma tentativa de impedir a batida nos casos em que os motoristas não enxergam as placas já instaladas na avenida.
E que inclusive a estrutura nova de reforço da sinalização no próprio viaduto já foi atingida por um veículo alto antes mesmo de ser finalizada.
“É um dispositivo de redundância para que se evite a colisão contra a estrutura e provocar danos graves, como aconteceu na Ponte do Limão. Na estrutura do viaduto tem uma finalização de reforço, com mais pistante e mais regulamentação, que inclusive já no sábado foi colidido e a gente retirou para manutenção”, explicou Devico.
Apenas no viaduto Euclides de Figueiredo foram 42 batidas de veículos com excesso de altura de janeiro a julho, em toda a cidade 194. Desde 2018, a Prefeitura investiu R$ 8,4 milhões em obras de recuperação de pontes, viadutos e túneis por causa desses acidentes.
O caso mais recente foi na ponte do Limão, na Marginal do Tietê, que permaneceu 2 meses em obras após ser atingida por um caminhão.
Luiz Fernando Romano Devico, diretor de Planejamento e Projetos da CET, afirma que esses locais são construções antigas e, por isso, mais baixas que o restante do padrão da cidade e que a nova sinalização tem capacidade de redução os acidentes.
“São obras que foram feitas em um gabarito muito abaixo do conveniente. A gente já iniciou no Viaduto Bresser, na Avenida Alcântara Machado, no sentido do centro para o bairro, que a altura é de quatro metros, mais baixa que esse da Euclides Figueiredo. O que a gente sabe é que reduz em torno de 70%. Ele não vai parar o caminhão, que se insistir em passar vai colidir”, disse.
Além da Avenida 23 de Maio, mais quatro endereços onde esses acidentes são comuns vão ganhar a estrutura: Radial Leste com Viaduto Bresser, sentido bairro, onde a obra já começou;
Túnel Jânio Quadros, sentido bairro; Avenida do Estado com Viaduto da CPTM, sentido zona norte; e Avenida Pacaembu com Viaduto General Olímpio da Silveira, nos dois sentidos.