Prefeitura de SP entra na Justiça para que Enel restabeleça energia sob pena de multa

Ação pede que população 'seja salvaguardada contra o descaso, a inércia e as dificuldades da companhia de prestar serviço público adequado'

Por Da redação

Prefeitura de SP entra na Justiça para que Enel restabeleça energia sob pena de multa
Funcionários da Enel fazem manutenção em poste de energia elétrica
Rovena Rosa/Agência Brasil

A prefeitura de São Paulo entrou com uma ação na Justiça para que a Enel restabeleça imediatamente a energia em todas as regiões da capital paulista que enfrentam falta de luz, sob multa de R$ 200 mil por dia se não cumprir a determinação. 

A petição foi enviada nesta segunda-feira (14) à 2° Vara de Fazenda Pública de São Paulo e requer que a concessionária:

  • providencie imediatamente a restauração da energia nas unidades afetadas em razão do vendaval;
  • informe, no prazo de 24 horas, quanto tempo demorou para restaurar o fornecimento de energia em cada unidade; quantas equipes foram efetivamente disponibilizadas e qual a composição dessas equipes, tanto do ponto de vista quantitativo, como técnico; e quantos atendimentos cada equipe fez;
  • e passe a compartilhar com o Município, em tempo real, o posicionamento georreferenciado (GPS) dos veículos que transportam suas equipes, destacadas para atendimentos emergenciais; o número de equipes destacadas para cada bairro/setor; e estimativa transparente de atendimento em cada ponto específico de chamado, e sua ordem de prioridade.

“A concessionária não deixa outra escolha para a Municipalidade, senão pleitear medidas para que a população seja salvaguardada, contra o descaso, a inércia e as dificuldades da companhia de prestar serviço público adequado e contínuo”, diz a petição. 

Falta de energia em SP

Cerca de 250 mil pessoas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo mais de 80 horas depois das fortes chuvas que atingiram a região na última sexta-feira (11). 

Nesta segunda (14), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo deu um prazo de três dias para a concessionária resolver os problemas de maior volume em São Paulo. 

Também na segunda, a Enel anunciou que recebeu o reforço de equipes de outros grupos de distribuição de energia, como Light, Neoenergia, Elektro, EDP, para atuarem na área de concessão da companhia.  

Além disso, a empresa mobilizou profissionais de suas distribuidoras do Chile, Itália, Espanha e Argentina,e equipes do Rio de Janeiro e do Ceará.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais