A prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, anunciou que uma barragem se rompeu na manhã deste domingo (26) e que uma “enxurrada” deve atingir áreas do município.
As chuvas na Bahia já deixaram cerca de 30 cidades embaixo d'água e resultaram na morte de 18 pessoas. A vítima mais recente foi um homem, dono de uma balsa, que foi levado pela correnteza no Rio das Contas, no município de Aurelino Leal.
Na noite de sábado (25), a prefeitura de Itambé já havia emitido um alerta para o rompimento da barragem de Iguá e solicitado para que todas as pessoas deixassem as margens do rio Verruga.
“Em Itambé as águas se elevaram a um ponto que passaram pela barragem. Houve realmente um rompimento, mas não houve danos efetivos a cidade porque tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Defesa Civil agiram preventivamente retirando a população e evitando a tragédia”, contou o coronel Jadson Almeida, assistente do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia.
Segundo ele, ao menos outras 10 barragens estão sendo monitoradas e a situação é preocupante em todo sul e sudeste do estado, já que muitas das cidades são pequenas e têm pouca infraestrutura.