José Aprígio da Silva (Podemos), atual prefeito e candidato à reeleição em Taboão da Serra (SP), recebeu alta do Hospital Albert Einstein neste sábado (26), um dia antes da votação do segundo turno das eleições.
Aprígio foi baleado em uma tentativa de homicídio em 18 de outubro e estava internado na unidade hospitalar da Zona Sul de São Paulo desde que foi ferido. O anúncio foi feito pelo político em vídeo publicado nas redes sociais.
“Recebi alta, hoje estou voltando para casa. Quero agradecer as orações que fizeram por mim, agradecer o atendimento do hospital também e a todos os meus amigos que torceram pela pelo meu sucesso, realmente eu acho que aconteceu um milagre comigo depois de mais de uma semana no hospital”, disse Aprígio.
Na sexta-feira, ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica para a retirada de fragmentos de bala de arma de fogo.
Segundo a equipe do político, exames de imagem indicaram a presença de fragmentos metálicos e um hematoma na área do peito, sendo necessária a cirurgia, feita na sexta-feira, para identificar e corrigir a fonte de sangramento, remover os fragmentos e drenar o hematoma. A intervenção foi realizada na mão esquerda e na região da clavícula esquerda.
Segundo o delegado Daniel Cohen, da Polícia Civil de São Paulo, existem provas do envolvimento de quatro pessoas no caso. São elas: Gilmar de Jesus Santos, de 33 anos, preso em 19 de outubro em região de divisa entre os municípios de Osasco e Barueri, Jeferson Ferreira de Souza, que auxiliou na fuga, e mais duas pessoas.
Relembre o caso
Aprígio foi atingido por um tiro no ombro esquerdo quando voltava de um compromisso de campanha a bordo de um carro blindado na Rodovia Régis Bittencourt em 18 de outubro. Segundo a prefeitura de Taboão da Serra, o carro blindado foi abordado por um veículo que se aproximou pela lateral, com um dos ocupantes disparando diversos tiros.
O prefeito foi encaminhado, inicialmente, à Unidade de Pronto Atendimento Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde ficou internado.
A Polícia Civil de São Paulo confirmou que o atentado contra o candidato à prefeitura de Taboão da Serra foi cometido com tiros de fuzil.
Aprígio disputa o segundo turno com o candidato Engenheiro Daniel (União). Ele recebeu 25,93% dos votos no primeiro turno das eleições, ficando em segundo lugar.