Prefeito de BH, Fuad Noman volta para a UTI com insuficiência respiratória aguda

Político de 77 anos, que trata linfoma não Hodgkin, respira com assistência ventilatória

Patrick Vaz, da BandNews FM

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Mater Dei nesta sexta-feira (3) com um quadro de insuficiência respiratória aguda. 

Segundo o boletim médico divulgado, Noman necessita de “assistência ventilatória” para respirar. Ele passa por exames para avaliação do quadro. 

O prefeito de Belo Horizonte foi internado no dia 20 de dezembro com um quadro de sangramento intestinal, mas recebeu alta na mesma semana. Ele trata um linfoma não Hodgkin, câncer que atualmente está em remissão. 

Nos últimos meses, o prefeito foi internado três vezes após vencer as eleições, devido ao tratamento oncológico. 

Ele chegou a tomar posse da Prefeitura via videochamada, já que a recomendação é que evite aglomerações devido à baixa imunidade. 

Na posse, tanto o próprio prefeito quanto o vice dele, Álvaro Damião, do União Brasil, desconversaram sobre a possibilidade de afastamento de Fuad Noman.

“Eu não dou opinião sobre o afastamento dele. Isso é entre ele, a família e o corpo médico dele. O que ele pode ter certeza é que eu estou aqui para ajudá-lo da forma como achar que deve ser feito”, declarou o vice.

Durante a campanha eleitoral deste ano, o prefeito anunciou que estava em tratamento contra um câncer. No dia 15 de outubro, antes do segundo turno, ele informou para a imprensa que a doença havia entrado em remissão total.

Fuad Noman foi reeleito com 53,73% dos votos válidos, vencendo a eleição no segundo turno contra o deputado estadual Bruno Engler (PL). Ele assumiu a prefeitura em março de 2022, quando o então prefeito Alexandre Kalil (sem partido), deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais