O prédio que pegou fogo na região da 25 de Março ao longo da última semana deve começar a ser demolido em São Paulo neste sábado (16). O incêndio começou no domingo (10) e o edifício continuou em chamas por três dias.
A Prefeitura da capital paulista, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), iniciou às 8h as operações para demolição do Condomínio Edifício Comércio e Indústria, localizado na Rua Comendador Abdo Schahin, 78.
O processo começa com a colocação de telas e tapumes de metal. A demolição, de fato, só pode ser iniciada quando o local estiver limpo. Por enquanto, a perícia segue no local.
As causas do incêndio ainda são investigadas. O fogo se alastrou para um prédio menor, além de uma loja e uma igreja, que também foram destruídas. Dois bombeiros foram internados depois de sofrer queimaduras.
O edifício onde o fogo começou não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento obrigatório que atesta que um prédio segue as normas de segurança e tem os equipamentos de proteção e combate a incêndios -- como alarmes, extintores, hidrantes e saídas de emergência.
As lojas da região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, reabriram já na quinta-feira (14) após dias de incerteza e interdições na área sob a ameaça do prédio em chamas desabar no local.
Demolição
Um acordo entre a Prefeitura de São Paulo e os proprietários do prédio que pegou fogo por três dias na região da 25 de Março determina que os custos da demolição serão pagos pelos donos do imóvel.
O condomínio de 10 andares atingido pelo incêndio tem diferentes salas comerciais e abrigava de lojas a depósitos.
Uma primeira análise de engenheiros da prefeitura condenou a estrutura e determinou a demolição da edificação. Ainda não está claro se apenas alguns andares serão demolidos, ou todas as lajes do imóvel.
O acordo entre a Prefeitura e os lojistas estabeleceu que uma empresa terceirizada e contratada pelo governo municipal realizará o processo e os proprietários vão ressarcir os cofres públicos posteriormente.
A partir de hoje será iniciado o processo de limpeza e de isolamento da área. Análises apontam que o imóvel está estável e permitem trabalhos internos.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, somente a área do prédio será isolada e as lojas da 25 de Março não serão fechadas.