Embargo da China pode baixar preço da carne para consumidor no Brasil

Ao mesmo tempo, veto no comércio com país asiático traz prejuízos à economia

Da Redação, com BandNews TV

O embargo da China à importação de carne brasileira pode baixar o preço do produto para o consumidor aqui no Brasil. Mas a medida também traz prejuízo para a economia.

As exportações estão suspensas há mais de um mês depois da descoberta de casos da doença da vaca louca em frigoríficos de Minas Gerais e Mato Grosso. É o período mais longo de restrições impostas pelos chineses ao Brasil.

O preço da arroba do boi pago ao produtor já caiu, e se os bloqueios continuarem, a carne pode ficar mais barata também no mercado interno. O prejuízo à economia brasileira já chega a quase R$ 2 bilhões.

“As negociações estão tão difíceis porque o padrão de embargo da China é totalmente inédito no caso da carne brasileira”, explicou Gustavo Moraes, professor de Economia. “Se por um lado, eventualmente, com a permanência do embargo, o consumidor brasileiro possa ser beneficiado, por outro lado também traz um prejuízo significativo para a economia brasileira”, completou.

O Ministério da Agricultura agora aguarda uma decisão da China sobre a retomada das exportações.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.