Desde que começou a imunização no Estado de São Paulo, no dia 18 de janeiro, filas e mais filas vem se formando em postos de saúde e drive-thru e para economizar tempo, as pessoas podem preencher um formulário online. As informações são da repórter Giovanna De Boer, da Rádio Bandeirantes.
O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado, a Prodesp, em parceria com a Secretaria da Saúde, e reduz em quase 90% o tempo de atendimento.
Para se ter ideia: aplicação das doses em pessoas pré-cadastradas tem demorado de 1 a 3 minutos. Já para quem não preencheu o formulário eletronicamente, são 10 minutos de espera, em média, antes da vacinação.
Para fazer o cadastro é simples e o passo a passo quem explica é o Gerente de Convergência Digital da Prodesp, Wagner Gomes.
“O pré-cadastro é muito simples e rápido e exige apenas informações básicas do usuário, como nome completo, número do documento de identificação e endereço, por exemplo. Pelo celular, o interessado pode baixar ou acessar o aplicativo Poupatempo Digital, que já oferece a funcionalidade. Basta clicar em ‘Serviços', na sequência escolher a opção ‘Vacinação COVID-19’, e depois ‘Pré-Cadastro’. Atualmente o app oferece mais de 120 tipos de serviços on-line de diversas secretarias estaduais e órgãos como Saúde, Educação, Fazenda e Planejamento, Segurança Pública, além do Detran.SP, Sabesp, CDHU, entre outros”, explicou.
Com base nas informações que forem cadastradas, a pessoa recebe alertas por e-mail e mensagem de texto indicando a data da primeira e segunda dose da vacina.
Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar - a vacina será aplicada após a realização do cadastro no local de vacinação.
Já na opção “carteirinha de vacinação” ficam disponíveis informações sobre as doses recebidas, data da vacinação, profissional vacinador, nome e registro do local da imunização, além do fabricante e o número do lote da vacina aplicada