O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o povo russo está mais forte do que nunca durante encontro com países aliados nesta terça-feira (4). Segundo Putin, essa força foi demonstrada após a sociedade russa se unir contra a tentativa de rebelião armada, que aconteceu no fim do mês de junho, pelo grupo Wagner.
A fala do presidente russo aconteceu durante uma reunião virtual de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), uma organização política, econômica e militar fundada em 2001. Presidentes da China, do Irã e da Bielorrússia também estavam presentes no encontro, que tinha como objetivo firmar as relações entre os países e combater a radicalização, além da cooperação entre os membros na área digital e tecnológica.
Putin destacou durante discurso, que a união dos países da organização era muito importante para a “manutenção da paz e da estabilidade, assegurando o crescimento dos países do grupo. ” Ele disse ainda, que a aliança é importante justamente neste momento em que “a discórdia geopolítica aumenta, a degradação do sistema de segurança internacional continua, os riscos de uma nova crise econômica e financeira global aumentam. ”
Putin informou que a Rússia continuará a se opor às sanções ocidentais feitas em abril de 2022, após invasão da Ucrânia: “Gostaria de enfatizar que a Rússia está resistindo com confiança e continuará resistindo a pressões externas, sanções e provocações”, disse o presidente russo.
Por fim, ele completou agradecendo os líderes dos países da SCO pelo apoio à liderança russa, e por se importarem com as vidas e com a sociedade russa.