Os postos de vacinação contra o coronavírus no sistema drive-thru são desativados temporariamente na cidade de São Paulo. Segundo a Prefeitura, 83% do grupo prioritário de 69 a 71 anos de idade já recebeu a primeira dose desde a última sexta-feira (26). As informações são da reportagem da BandNews FM.
Os 19 pontos para se vacinar sem sair do carro serão reabertos na próxima etapa da campanha de imunização. Para quem tem mais de 69 anos e ainda não tomou a primeira dose é só ir a uma UBS perto de casa.
Os três centros-escolas do Butantã, Doutor Arnaldo e Barra Funda continuam abertos. Também podem se vacinar profissionais da saúde autônomos com mais de 53 anos de idade, moradores de rua cadastrados e funcionários de cemitérios públicos e privados da capital.
Segue o comunicado da Prefeitura de SP:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que já vacinou 83% do grupo prioritário entre 69 e 71 anos até esta segunda-feira (29). Sendo assim, a partir desta terça-feira (30), os 19 postos de drive-thru serão fechados. Eles serão reabertos quando as vacinas para próxima faixa-etária, de 68 anos, estiverem disponíveis.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm o sistema de drive-thru continuam aplicando normalmente as vacinas, assim como os Serviços de Assistência Especializada (SAE) e os centros-escolas. Aos sábados, os idosos podem procurar por uma das UBSs/AMAs Integradas para a imunização.
Até o dia 29 de março, o município de São Paulo já aplicou 1.693.065 doses, sendo 1.255.627 com a primeira e 437.438 com a segunda dose.
Com o encerramento temporário dos drive-thrus, as equipes de vacinação serão remanejadas para o atendimento nas unidades de vacinação do município e vão reforçar o atendimento em toda a rede da Secretaria Municipal da Saúde.
A vacinação
Até o momento, os grupos que fazem parte desta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital são os seguintes:
- Idosos com mais de 69 anos;
- Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
- População indígena vivendo em terras indígenas;
- Pessoas em situação de rua com mais de 60 anos (a partir de 12/02/2021);
- Trabalhadores da saúde conforme instrutivos disponíveis na página Vacina Sampa;
- Pessoas em situação de rua que estão cadastradas nos Centros de Acolhida;
- Trabalhadores que atuam no atendimento à vulneráveis nos equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC);
- Profissionais que atuam no serviço funerário público e privado;
Serviço:
468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.
UBSs com sistema drive-thru
Horário: 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBS's da capital.
AMAs/UBSs Integradas
Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados. Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.
Três centros-escolas
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h
1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro
2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré
3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa - Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã