A prefeitura de São Paulo diz que mais da metade dos postos da cidade não tem vacina AstraZeneca para a 2ª dose. Apesar da falta do imunizante, a cidade planeja uma maratona de vacinação para aplicar primeira dose em pessoas com mais de 18 anos.
O secretário de Saúde da cidade, Edson Aparecido, disse que a expectativa é normalizar a oferta nas próximas horas. Segundo ele, a expectativa é a de que novas doses da AstraZeneca estejam disponíveis nos postos durante a tarde.
Aparecido confirmou também que não há problemas com a segunda dose para Coronavac e Pfizer.
Segundo a Prefeitura, a vacinação do final de semana, que deve incluir o período da madrugada, está mantida, já que aplicação da primeira e da segunda dose é feita com vacinas diferentes.
Moradores que precisam tomar a segunda dose da vacina AstraZeneca relatam as dificuldades para encontrar o imunizante.
Há reclamações, inclusive, do portal De Olho Na Fila, que mostra o movimento nos postos da cidade e quais vacinas para segunda dose estão disponíveis naquele momento.
O ouvinte da BandNews FM Luiz Figueiredo já passou por diferentes unidades de saúde na zona sul e não conseguiu completar o esquema vacinal.
Na Zona Leste da cidade, o ouvinte Rafael Vrena tenta encontrar a dose complementar da AstraZeneca para a esposa dele. Ele já passou por vários postos da região da Ponte Rasa e Penha, mas não teve sorte - nem com a ajuda da plataforma.
Vídeo: A partir de segunda-feira, capital paulista começa "xepa" da 2ª dose