Posse de Lula terá segurança de todo efetivo policial do DF, afirma governador

'A gente tem uma certa preocupação', diz Ibaneis Rocha em coletiva de imprensa. Roteiro da posse do presidente eleito está mantido

Da redação

Posse de Lula terá segurança de todo efetivo policial do DF, afirma governador REUTERS/Adriano Machado
Posse de Lula terá segurança de todo efetivo policial do DF, afirma governador
REUTERS/Adriano Machado

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou nesta terça-feira (27) que todo o efetivo policial, que envolve Polícia Militar e Polícia Civil, participarão da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para garantir a segurança após tentativa de ataque com bomba na capital federal. 

“Nós já estávamos cuidando dessa questão da posse em conjunto com a Polícia Federal e avançamos um pouco mais as nossas condições. Estaremos com todo o efetivo da Polícia Militar, de prontidão, e Polícia Civil do Distrito Federal, no apoio. A gente tem uma certa preocupação, principalmente por conta desses últimos acontecimentos que tiveram com a prisão de George”, afirmou o governador reeleito do Distrito Federal. 

Na coletiva, o futuro ministro da Justiça, Flavio Dino, reforçou que obteve compromisso de mobilização integral dos agentes “para garantir segurança não só ao presidente (Lula), mas também para as delegações estrangeiras e pessoas que participarão do evento”. 

Acampamentos no QG do Exército 

Segundo Ibaneis Rocha, o exército está trabalhando para desmontar alguns acampamentos que foram montados na frente do Quartel General, de Brasília. Segundo ele, “está acontecendo de forma pacífica". “A gente aguarda que esses movimentos voltem para a normalidade e é exatamente nesse sentido que vamos trabalhar na posse”. 

Ele informou que os desmontes dos acampamentos estão sendo realizados há algumas semanas e espera que a desmobilização na frente do Quartel General aconteça de forma natural. A perspectiva do governador é de que os acampamentos sejam encerrados até a posse, em 1º de janeiro. 

Ataques em Brasília

Com as garantias e o planejamento de segurança conduzidos pela Polícia Federal e governo do Distrito Federal, o futuro ministro da Justiça reforça o convite para que as pessoas participem da posse de Lula, em 1º de janeiro. 

“Especialmente nos próximos dias, estamos seguros. E queremos transmitir essa segurança e tranquilidade à população brasileira, no sentido de que a democracia venceu e vai continuar a vencer”, disse Dino. Ele complementou afirmando que todas as pessoas que vão à posse, vão participar de um evento em paz e retornarão para seus lares em paz. 

Dino completou dizendo que "pequenos grupos terroristas e extremistas” não vão "emparedar'' as instituições da democracia brasileira. Segundo ele, “não há espaço para isso no Brasil''. 

Roteiro da posse de Lula 

Segundo Flávio Dino, o roteiro da posse de Lula está mantido. “Não há nenhuma alteração, ou seja, está mantido desde a catedral. Tem decisões que são tomadas no momento, por quem organiza a segurança e pelo próprio presidente Lula, mas o papel de nossa equipe junto com o governo do DF é dar um cardápio de opções, que estará disponível para decisão no momento”. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais