A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá reunir cerca de 300 mil pessoas. Até agora, 12 chefes de Estado confirmaram presença, informou a primeira-dama Janja em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7). Além do público em geral e das autoridades, artistas farão shows em dois palcos no que a equipe de transição chama de festival.
Entre os líderes mundiais, estão confirmados os representantes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colâmbia, Costa Rica, Espanha, Portugal, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Com isso, Lula terá duas presenças a mais do que o presidente Jair Bolsonaro teve na posse de 2019.
Quanto aos artistas, pelo menos 20 já confirmaram que se apresentarão na posse de Lula, como a Pabllo Vittar, Baiana System, Martinho da Vila, Gilsons, Chico César e o cantor gospel Kleber Lucas, alvo de críticas de evangélicos bolsonaristas.
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ludmilla e Emicida estão entre convidados, mas ainda não responderam. Janja lidera a equipe responsável pelo cerimonial da posse do presidente eleito.