Portugal projeta alta de 50% nos investimentos brasileiros

Projeção do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira para os próximos três anos inclui empresas criadas em Portugal por imigrantes brasileiros.

Por Deutsche Welle

undefined undefined

Os investimentos diretos de empresas brasileiras em Portugal deverão crescer cerca de 50% nos próximos três anos, com foco na expansão para a Europa, estimou nesta segunda-feira (11/11) o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), Otacílio Soares, numa entrevista à agência de notícias Lusa.

Ele disse que grandes empresas serão responsáveis por 80% desse aumento, enquanto pequenas e médias representarão os outros 20%.

Entre estas, o presidente da CCILB inclui as criadas no mercado português por imigrantes brasileiros. Segundo ele, dos cerca de 500 mil brasileiros residentes em Portugal, entre 50 a 70 mil são empresários ou líderes empresariais.

Soares afirmou que esse crescimento do investimento até 2028 "vai ajudar Portugal a gerar renda e emprego" e ajudar as empresas brasileiras a darem seu primeiro passo para a expansão no mercado europeu.

Segundo ele, nos últimos cinco anos o investimento brasileiro em Portugal já cresceu "de forma consistente", em média 12% ao ano, citando dados do Banco de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Os imigrantes brasileiros em Portugal que são empreendedores estão presentes em setores como alimentação – tendo "aberto centenas de novos restaurantes de culinária brasileira" – serviços tecnológicos, indústria e comércio, observou Soares.

as (Lusa)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais