Após críticas sobre a revogação do passe livre, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou a gratuidade no transporte público durante o domingo de votação, 2 de outubro. O anúncio foi feito na última quinta-feira (29), divulgado nas redes sociais do gestor.
Melo divulgou que a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC) e Câmara Municipal para que a gratuidade seja garantida à população de baixa renda no domingo.
“A prefeitura irá arcar com os custos da operação neste domingo. E pautaremos esse debate com a Câmara Municipal e na Frente Nacional de Prefeitos para encaminhar uma solução justa e definitiva”, escreveu o prefeito.
A medida que cancela a gratuidade em Porto Alegre no domingo de votação foi aprovada ainda em 2021 pela Câmara Municipal. Na prática, houve redução de 12 ocasiões do uso do passe-livre para apenas duas. Melo disse que o debate será pautado no legislativo para uma solução definitiva.
Gratuidade em São Luís
Quem também anunciou a gratuidade de ônibus para o próximo domingo foi o prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Ele citou o exercício da democracia para garantir o benefício à população.
“Em nome da democracia, informo que, no domingo (2), das 6h até 19h, o transporte público de São Luís será gratuito. Exerça o seu direito democrático. Boa votação a todos”, escreveu Braide no Twitter na última quinta-feira (29).
Gratuidade no Rio de Janeiro
Também ontem, o prefeito do Rio Janeiro anunciou a gratuidade no transporte público. Segundo informou, pelas redes sociais, para usar o benefício, o cidadão só precisa apresentar o título de eleitor no embarque.
As duas decisões acontecem em meio à polêmica da prefeitura de Porto Alegre em encerrar a gratuidade no transporte público no próximo domingo (2), o que já era tradição na capital em ano eleitoral.