Por que você pode receber seu lanche em papel da Varig 13 anos após falência

Nas redes sociais, viralizou post de cliente que recebeu shawarma embrulhado em alumínio com o logo da empresa - e sim, isso pode acontecer com você; entenda o porquê

Da redação

Shawarma embrulhado com papel alumínio da Varig recebido em 2023
Reprodução/Redes sociais

Mesmo com falência decretada há 13 anos, a Varig, uma das primeiras companhias aéreas do país, continua ligando vários pontos do Brasil. Dessa vez, com algo bem menos grandioso que aviões: a ponte é via papel alumínio, do Centro-Oeste para o Sul.

Um usuário da rede X (antigo Twitter) publicou na última segunda-feira (20) que recebeu um shawarma por delivery em Ponta Grossa, no Paraná, embrulhado em papel com logo da empresa (veja foto acima).

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

A embalagem vem mesmo da massa falida da pioneira em aviação. Dois parceiros de Goiânia (GO), Legri Assunção e Junior, vendem online miudezas e artigos de casa da Varig conseguidas em um leilão organizado pela Receita Federal em 2019.  

"Era o papel usado para servir lanches na primeira classe e hoje pode estar na casa de qualquer um, embalando a comida de delivery de qualquer de restaurante", aponta Legri.

Ele e o amigo arremataram 2 toneladas de itens diversos da findada empresa - principalmente porcelanas e vidraria estampadas com a rosa dos ventos da logomarca - pelo lance mínimo de R$ 19,3 mil.  

"Um dos nossos maiores acertos foi esse leilão. Não teve disputa e tem saída para o Brasil inteiro", aponta Legri, proprietário da Peck Variedades. Ele acrescenta que ainda tem um galpão inteiro de itens da empresa.

Segundo o comerciante, um dos produtos de maior saída no catálogo da extinta companhia são os pacotes de 350 folhas de papel alumínio personalizadas. 

Alguns dos itens conseguidos em leilão da extinta Varig

E caso isso tenha passado pela sua cabeça: não, não há problema em comer algo embrulhado em embalagem produzida há anos atrás. Papel alumínio é um produto não perecível.

Os compradores vão de interessados somente no item a entusiastas da Varig. "Tem muita gente que compra sem nem saber que é da empresa, mas tem gente que coleciona. Ex-funcionários, amantes da aviação, essa galera adora. Tem um cliente que comprou 60 xícaras para fazer jogo para a chácara”, explica.

Quando a Varig faliu?

  • Apesar de ter pedido de recuperação judicial deferido em 22 de junho de 2005, no ano seguinte vendeu parte da operação para empresa do mesmo grupo e continuou operando com o nome de Flex até abril de 2009. 
  • Cerca de um ano mais tarde, teve a falência decretada.
  • No processo de venda, foram extinguidos milhares de cargos. Em apenas um dia, foram cortados 5 mil funcionários e sem verba rescisória, o que é garantido para empresa que está em recuperação.
  • Nascida no Rio Grande do Sul em 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense - mais conhecida como Varig - foi por quase 80 anos a companhia aérea líder no Brasil e na América do Sul.  
  • A derrocada veio por uma série de fatores, entre crises monetárias, o aumento das dívidas após os atentados de 11 de setembro e a criação da Gol em 2001.
  • Em 2004, a participação da empresa do mercado brasileiro caiu de 40% para 16% e, no ano seguinte, a pioneira na aviação teve prejuízo de R$1,5 bilhão de reais.
  • Em 2007, foi comprada pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes pelo valor de 320 milhões de dólares.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.