Você é do time que não fica sem um pãozinho no café da manhã? Já passou na padaria à noite e na manhã seguinte o pão já estava duro e por isso optou por comer o pão de forma? Existe uma explicação para que um envelheça mais rápido que o outro. E a resposta está na composição, de acordo com a nutricionista Laís Epifânio Machado.
Segundo a especialista, a explicação é bem simples, o pão francês endurece pelo fato de que, na maioria das vezes, não leva conservantes em seu preparo e rapidamente perde a umidade e frescor, geralmente de um dia para o outro. Mas duas horas depois de sair do forno é possível notar diferença na crocância e no miolo.
Já o pão de forma, contém diversos ingredientes conservantes que favorecem para que fique macio por muito tempo, além de prevenir o mofo e aumentar o prazo de validade deste alimento.
Essa “regra” serve para os produtos industrializados porque pão de forma feito em casa também endurece tão rápido quanto o pão francês, uma vez que também são produzidos sem conservantes.
Para não perder o alimento, uma boa alternativa é fazer torrada ou colocar o pãozinho na frigideira com manteiga ou requeijão.
Quer aprender uma receita fácil de pão caseiro? Anote!
Pão de forma caseiro
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
600 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
4 ovos
50 g de fermento biológico
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha, até ficar bem homogêneo. Despeje a mistura em um recipiente e acrescente a farinha de trigo aos poucos. Misture bem com as mãos até formar uma massa lisa. A textura da massa desse pão é mole, apenas um pouco mais firme que a massa de bolo. Divida a massa em duas formas para pão e cubra-as com um pano úmido. Deixe descansar por cerca de meia hora para que dobre de tamanho. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C até dourar.