Estranhando o "frio" em pleno verão em São Paulo? Meteorologista explica

Máxima nesta sexta-feira não passou dos 22°C na capital

Marília Montich no Jornal Metro

Chuva e frio em São Paulo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Muito provavelmente você já trocou a bermuda por uma calça, quem sabe até por um moletom. Os últimos dias, verdade seja dita, não parecem em nada com o verão que se espera para o começo de janeiro. A máxima nesta sexta-feira (7) não passou dos 22°C na cidade de São Paulo e já entrou em tendência de queda.

Segundo Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apesar do estranhamento inicial, a condição não é rara para o mês. “Temperaturas mais amenas na cidade e no estado de São Paulo são comuns nessa época do ano, uma vez que nosso verão é chuvoso”, explica.

A especialista diz que a umidade vem do Atlântico Equatorial, entra na Amazônia, deflete nos Andes e fica por alguns dias sobre o Sul, Sudeste ou outra região - é a chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul.

“A previsão indica que esse episódio atual de ZCAS, que provoca muitas nuvens, durará até terça-feira (11) sobre São Paulo”, avisa.

Vídeo: chuva causa prejuízos no interior de SP

Na quarta e quinta-feira ainda chove, mas nesses dias já aparece também o sol, que traz novamente temperaturas mais elevadas – para a alegria dos amantes do calor.

Ansioso pela volta de uma vez por todas da bermuda e da regata? Helena traz boas notícias. “Esperamos um verão com temperaturas elevadas, especialmente em fevereiro e março”, afirma.

Vídeo: amostras confirmam água na lua

Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.