A população da China caiu pelo segundo ano seguido. Dados divulgados hoje pelo governo mostram que, em 2023, o número de habitantes no gigante asiático sofreu uma queda de quase 3 milhões de pessoas.
Atualmente, a China tem 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. No ano passado, a população já tinha sofrido a primeira queda em 60 anos. Entre as explicações, está a baixa taxa de natalidade e a onda de mortes provocadas pela Covid-19.
Um dos impactos foi provocado por uma política antiga, que instituiu que casais poderiam ter apenas um filho, entre 1980 e 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos.
Mesmo com o estímulo, o número de nascimento de bebês continua em queda. Esse é um reflexo da forte urbanização do país, além da taxa de desemprego entre os jovens e a crise no setor imobiliário.
Os novos dados fazem aumentar as preocupações relacionadas às perspectivas de crescimento da segunda maior economia do mundo. No ano passado, a Índia ultrapassou a China e se tornou a nação mais populosa do planeta.